O Fenômeno Humano

Pierre Teilhard de Chardin

Ao ler essa obra, impressiona-nos sobretudo, se passamos por alto a originalidade e a audácia de certas concepções, o sentido profundo da totalidade de que o autor dá constantemente provas. Podemos encontrar, no presente ensiaio, uma contribuição magitral para uma fenomenologia do cósmico, mas concebida como uma descrição profunda, tanto quanto objetiva, da totalidade cósmita tal como se lhe deparou. O Fenômeno Humano não é, pois, uma arquitetura abstrata do pensamento, elaborada como um todo completo graças a subtis raciocínios. Por maios que seja o poder dialético do autor, sente-se ao ler estas páginas que não é bem de uma argumentação que se trata, mas da transcrição de uma realidade que se lhe impôs com uma evidência quase efuscante.

Todo o homem que e aperceba dos grandes problemas da hora não deixará de ver imediatamente a atualidade deste ensaio. As mais altas personalidades são concordes em dizer que é urgente, pelo menos no que respeita ao Homem, reunir numa sólida síntese a multiplicidade das nossas aquisições científicas. O próprio mundo religioso aspira a esta síntese, que situará em plena luz a grandeza e a beleza da Criação. O espírito humano, com efeito, não pode contentar-se com uma ciência dividida e fragmentada até o infinito.

Perfeitamente consciente da nossa nessecidade primordial de unidade na visão de mundo, o Padre Teilhard de Chardin esforçou-se - ele que, melhor do que ninguém, se achava preparado para tal tarefa - por elaborar esta síntese. Se as ideias aqui expostas se revelam exatas, não há dúvidas de que é preciso te-las em conta para o progresso das ciências filosófica e teológica. É que, para o cristão, após a elaboração de uma visão completa do mundo, se põe outro problema da maior importância: o da síntese entre esta visão do mundo e os dados da fé. A partir de S. Tomás de Aquino, já nenhum teólogo contesta que, apesar de uma notável diferença de nível, haja uma harmonia interna entre a ordem natural e a ordem sobrenatural. Ao passo que na Idade Média esta concordância harmoniosa entre as duas ordens era, por assim dizer, evidente, para o homem de nossa época, apaixonado pelos progressos da ciência moderna, ela é, por diferentes razões, difícil de discernir. Não que o intelectual cristão a ponha em dúvida, mas é que já não a vê, embora continue convencido de sua existência.

O Padre Teilhard de Chardin fez essa segunda e mais vasta síntese, a do cristianismo e do conhecimento científico moderno, o objeti constante do seu estudo e da sua reflexão. Prosseguindo as suas investigações na linha da visão do mundo que, pouco a pouco, amadurecera no seu espírito, parecia-lhe cada vez mais evidente que o cristianismo, considerado na sua mais íntima essência, tal coo surge sobretudo em S. Paulo nas epístolas do cativeiro, devia ser tido como o coroamento e a culminação de toda a evolução cósmica. Para Teilhard de Chardin, como para Paulo, Cristo é o eixo e o fim de todo o acontecimento do mundo, o ponto misterioso, Ômega para o qual convergem todas as forças ascendentes, de modo que a criação inteira lhe aparece em função do Verbo Incarnado.

Não é agora a altura de me alongar sobre este apecto crístico da sua obra. O Fenômeno Humano, que se mantém no terreno experimental, afasta de caso pensado todos os problemas teológicos.

Oxalá que esse ensaio magistral, que rasga vastos horizontes e incita a ir ainda mais longe na reflexão e na pesquisa, possa ajudar aqueles que, sensíveis à inquietação e à confusão do nosso tempo, procuram compreender melhor o sentido do mundo e da vida.

Estamos convencidos de que ele será para muitos uma fonte de luz e de inspiração e que exercerá uma profunda influência sobre a nossa época.

Trexo do Prefácio de N. M. Wildiers, Doutor em Teologia.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

BUSCAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum:

Principal editora: Herder

Preço médio: R$ 18,00

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de O Fenômeno Humano - Pierre Teilhard de Chardin

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.