John Ronald Reuel Tolkien, conhecido pelas iniciais J. R. R. Tolkien, foi um escritor, filólogo e professor britânico. Nasceu em Bloemfontein, na África do Sul, em 1892, e morreu em Bournemouth, na Inglaterra, em 1973.
Filho de ingleses radicados na África, mudou-se ainda criança para Birmingham após a morte do pai. Formou-se em Oxford, onde lecionou anglo-saxão e língua e literatura inglesa, especializando-se em filologia e literatura medieval. Foi membro fundador do grupo literário Inklings, ao lado de C. S. Lewis, e em 1972 recebeu da rainha Elizabeth II o título de Comandante da Ordem do Império Britânico.
Autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, obras fundadoras da fantasia moderna. Publicou postumamente O Silmarillion, com histórias da Terra-média.
Livros de J. R. R. Tolkien encontrados nas bibliotecas dos Livristas:
Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.