Coronavírus (COVID-19): Veja as informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre o COVID-19.

Sonho grande

Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo

Cristiane Correa

157º
R$ 34,80

Em 1971, período de euforia da bolsa brasileira, Jorge Paulo Lemann, um carioca formado em Harvard, campeão de tênis e praticante de pesca submarina, decidiu iniciar um novo negócio. Atraiu alguns sócios e colocou um anúncio no jornal: “Compra-se corretora.” Dias depois, Lemann começava a tocar o que foi o embrião de sua fortuna e de mais de duas centenas de pessoas. Seu nome: Garantia.

No início, ele tinha a seu favor a obstinação pelo trabalho e os exemplos de negócios que o impressionavam, como o banco Goldman Sachs e o grupo varejista Walmart. A partir deles, criou o “modelo Garantia”, baseado em uma filosofia que unia meritocracia, eficiência e a possibilidade de que os melhores funcionários se tornassem acionistas.

Foi um marco do capitalismo brasileiro, que serviu – e serve – de inspiração até hoje para diversas empresas. Com base nesse modelo, Jorge Paulo transformou em sócios dois de seus funcionários – Marcel Telles e Beto Sicupira – e formou um triunvirato sem paralelos na economia do país.

Os banqueiros deram sua primeira tacada na economia real em 1982, com a compra da Lojas Americanas. Menos de uma década depois, em 1989, foi a vez da cervejaria Brahma. Chegaram, literalmente, derrubando paredes. Estabeleceram metas para todos os funcionários, tiraram carros particulares e secretárias das diretorias, otimizaram a produção e multiplicaram os lucros.

Depois vieram a maior fusão que o Brasil havia visto até então, da Brahma com a Antarctica, criando a Ambev; a internacionalização que deu origem à InBev e, por fim, a tão sonhada compra da Anheuser-Busch, criando a AB InBev, a maior cervejaria do mundo. A cultura forjada pelo trio – considerada eficiente por seus entusiastas e excessivamente agressiva por seus críticos – começava a ganhar o planeta.

Nos últimos anos, ainda se tornaram donos de outros dois ícones americanos: a rede mundial de lanchonetes Burger King, presente em quase 80 países, e a marca de alimentos Heinz.

Os bastidores da trajetória desses discretíssimos empresários são agora revelados por uma jornalista que acompanha sua história há mais de uma década.

CURIOSIDADES:

  • Livro de negócios mais vendido no Brasil nos anos de 2013 e 2014

ler mais

COMPRAR na Amazon

Primeira publicação: 2013

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788575429105

CDD: 658.406

Principal editora: Sextante

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de Sonho grande - Cristiane Correa

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!

Nenhuma resenha disponível.

Livros em oferta na Amazon

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/livrista.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 84