Coronavírus (COVID-19): Veja as informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre o COVID-19.

Por que as zebras não têm úlceras?

Robert M. Sapolsky

17233º

Quando é que a zebra fica estressada? Quando vê o leão surgir na savana. A partir desse momento, ela concentra todas as suas energias e capacidades para fugir do predador que se aproxima. Uma vez que consegue escapar, a zebra volta à mesma vida despreocupada de antes. O problema dos seres humanos é conseguir alcançar esse tipo de comportamento mesmo na ausência do leão.

O premiado biólogo e neurologista Robert M. Sapolsky apresenta cientificamente uma das mais consistentes teorias para lidar com o estresse já que ele não tem cura (pois estamos programados para nos estressarmos diante das preocupações), só nos resta, como as zebras, simplificar a vida.    Os seres humanos são programados para se preocupar com os problemas antes que eles aconteçam, e continuam a sofrer seus efeitos mesmo depois de terem acabado. Todo esse estresse gera úlceras, insônias, depressão, diminuição da libido e inúmeros outros problemas - complicações das quais animais como a zebra, apesar de toda a tensão que sofrenm ao ver o leão, não sofrem.

Redigido de forma muito bem-humorada, mas constitui, ao mesmo tempo, um dos mais sérios estudos científicos sobre a qualidade de vida do ser humano. 

ler mais

COMPRAR na Amazon

Capa de Por que as zebras não têm úlceras? - Robert M. Sapolsky

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas: