Pedro Nava e a construção do texto

Edina Panichi; Miguel L. Contani

R$ 30,40

Dono de um estilo impecável, Pedro Nava desenvolveu um modo peculiar de criação. No lado esquerdo da folha almaço, ele datilografava o texto; no lado direito, ia colando recortes de jornal, bilhetes e postais, desenhando caricaturas e anotando pensamentos. Essa aparente desordem não era apenas lugar de experimentação, mas de um saber em movimento. Os autores deste estudo, docentes da UEL, extraíram do processo criativo de Nava lições valiosas sobre os modos de pensar e se expressar.

Este não é um livro sobre técnicas de redação. Pode ser assim entendido, se os procedimentos que descreve vierem a tornar-se um auxiliar para o trabalho de escrita, ou para assegurar a continuidade de textos interrompidos por qualquer motivo. Voltado para as questões de planejamento, organização e composição, aplica-se mais amplamente, a atividades que conduzem a um determinado produto, seja um texto ou uma outra obra qualquer. É, portanto, um estudo de modos de pensar e contruir formas e recursos para expressar-se. Os autores oferecem um panorama de percurso, extraindo ensinamentos da obra do memorialista Pedro Nava, especialmente das soluções encontradas por esse autor para compor textos de um estilo impecável e de grande densidade informacional.

Esse exame possibilida conhecer os fatores que levam a bloqueios na capacidade de realização do texto como processo e estimula a descoberta de que saber reunir e manejar adequadamente um conjunto de formas permite ajudar o olhar para o mundo ao redor e empregar essa percepção melhorada no momento de expressar-se. Ideal para situações pessoais e profissionais envolvendo a necesidade de escrever e falar, de redigir projetos e documentar planos, de produzir matérias para publicação e utilizar diferentes manifestações de discurso, este trabalho visa a tornar-se um roteiro de construção e mais do que isso, uma orientação sobre como pensar e traduzir o pensamento em formas que, sucessivamente modificadas, conduzirão a opções mais ricas de comunicação.

ler mais

BUSCAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum: 8572163921

Principal editora: Eduel

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de Pedro Nava e a construção do texto - Edina Panichi; Miguel L. Contani

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.