O mundo é plano

O mundo globalizado no século XXI

Thomas L. Friedman

Thomas L. Friedman, colunista do New York Times, contemplado com três prêmios Pulitzer, já fez uma revisão de O Mundo É Plano, acrescentando novos capítulos sobre como adaptar currículos escolares ao mundo plano; e sobre o fortalecimento de culturas regionais através do achatamento do mundo. Na terceira atualização, o autor inclui novas histórias e reflexões sobre o mundo plano. Respondendo a perguntas feitas com muita freqüência por leitores, a nova edição também traz dois capítulos inéditos - sobre como ser um ativista político e um empresário social em um mundo sem fronteiras; e sobre a problemática questão de como manter a reputação e a privacidade em um mundo onde todos podem divulgar informações e idéias na internet.

No livro, Friedman faz uma análise oportuna e imprescindível da globalização, seus êxitos e opositores, realizada com rigor e clareza por um dos mais respeitados jornalistas norte-americanos. O achatamento do mundo, argumenta Friedman, é uma força positiva - para os negócios, para o meio ambiente e para as pessoas do mundo inteiro. Os avanços das tecnologias e da comunicação conectam os indivíduos como nunca antes - criando uma explosão de riqueza na Índia e na China e desafiando o resto do mundo a correr para não perder terreno.

Com novos relatos e comentários, baseados nas viagens do autor ao redor do mundo e ao interior dos Estados Unidos, em qualquer lugar onde o achatamento do mundo pode ser sentido, Friedman mostra na edição atualizada de O Mundo É Plano como e por que a globalização tem acelerado as nossas vidas e desmistifica com mestria o novo mundo plano. Com sua inigualável habilidade para traduzir complexos problemas de economia e política externa, ele explica como se deu o achatamento do mundo no início do século XXI; seu significado para países, empresas, comunidades e indivíduos; e como governos e sociedades podem e devem se adaptar.

As atualizações de O Mundo é Plano abordam:

  • As razões pelas quais o achatamento do mundo será visto como uma mudança fundamental, como a invenção da imprensa por Gutenberg, o surgimento do Estado-Nação ou a Revolução Industrial.
  • Uma explicação do termo uploading, uma das dez forças que estão achatando o mundo. O uploading inclui o blogging; a criação de softwares de código aberto; projetos de criação e socialização do conhecimento, como a enciclopédia on-line Wikipédia; e o podcasting, pelo qual os indivíduos podem expor suas experiências e opiniões a todo o mundo, por meio de áudio, vídeo ou fotos.
  • Um mapeamento do novo mercado de trabalho e os perfis das pessoas que terão sucesso neste novo ambiente dos negócios.
  • Uma reflexão sobre os conhecimentos que pais e professores precisarão transmitir aos jovens para que eles possam prosperar no mundo plano.
  • Um relato da "globalização local", ou seja, como o achatamento fortalece as identidades locais e regionais em vez de homogeneizar o mundo.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

COMPRAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788573029475

Principal editora: Objetiva

Preço médio: R$ 69,90

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de O mundo é plano - Thomas L. Friedman

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.