Coronavírus (COVID-19): Veja as informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre o COVID-19.

O mundo de Sofia

Romance da história da filosofia

Jostein Gaarder

250º
R$ 25,81

Num dia de maio, pouco tempo antes de seu aniversário de quinze anos, Sofia encontra na caixa de correio um bilhete anônimo contendo apenas uma pergunta. Uma pergunta simples e estranha: "Quem é você?". Mais estranhos ainda são os postais que um certo major começa a lhe enviar do Líbano: Sofia deve entregá-los a Hide Møller Knag, filha dele, que completará quinze anos exatamente no mesmo dia que ela. O problema é que Sofia nãi tem a menor ideia de quem seja Hide Møller Knag e tampouco ouviu falar daquele major. Aos poucos, porém, o militar mostrará conhecer cada detalhe da sua vida.

A pergunta no bilhete e os misteriosos cartões farão o romance se desenvolverem dois planos distintos. Um professor de filosofia se encarrega de apresentar a Sofia, numa linguagem viva e transparente, os principais capítulos da história do pensamento ocidental. O leitor participa desses sobrevoos filosóficos - as ideias centrais de sistemas complexos são expostas numa sériede lições que Sofia recebe em forma de cartas ou de conversas devidamante ambientadas. O autor lança mão, nesse ponto, de todo e qualquer recurso capaz de tornar mais clara ou saborosa uma tese abstrata: peças de Lego ajudam na exposição das doutrinas de Demócrito; uma fita de vídeo leva Sofia (e o leitor) diretamente à Grécia Antiga, onde Platão, em pessoa, será entrevistado, fôrmas de biscoito ajudam a compreender a teoria platônica das ideias.

As lições de filosofia vêm emolduradas pelo cotidiano da menina. E, aqui, a presença dos cartões-postais do Líbano e da misteriosa Hide Møller Knag é cada vez maior. Objetos pessoais de Hilde começam a aparecer. O major demonstra estar a par de todos os paços de Sofia e de seu professor. torna-se evidente a existência de alguma relação entre o conteúdo das aulas e um certo presente de aniversário que o major enviará a sua filha. Quando finalmente o presente chega a seu destino, O mundo de Sofia revela seus segredos ao leitor - e um novo livro começa a ser contado.

ler mais

COMPRAR na Amazon

Primeira publicação: 1991

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788571644755

Principal editora: Companhia das Letras

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de O mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!

Sophia está prestes a completar 15 anos, mas ainda faltam alguns meses para seu aniversário. Ela é filha única, seu pai vive viajando a trabalho e sua mãe trabalha durante o dia todo, por se sentirem culpados em deixar Sophia tão sozinha eles permitem que ela crie quantos animais desejar.

Uma bela tarde ao voltar da escola Sophia descobre em sua caixa de correios um bilhete endereçado à ela com uma pergunta no mínimo intrigante. No dia seguinte, curiosa com o bilhete que havia recebido, Sophia olha novamente a caixa de correios e encontra outro bilhete com uma pergunta ainda mais perturbadora. Pouco tempo depois Sophia passa a receber um curso de filosofia misterioso por correspondência. Sophia estava cada vez mais curiosa para descobrir quem era seu professor de filosofia.

Durante o curso, seu professor revela que eles têm uma missão e desvendar um mistério faz parte dela, mas para isso Sophia deve passar por todos os campos da filosofia antes do dia de seu aniversário.

Livros em oferta na Amazon

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/livrista.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 81