O cortiço

Aluísio Azevedo

32º

O Cortiço é um romance do escritor brasileiro Aluísio Azevedo. Foi publicado em 1890 e é considerada uma das obras de referência do movimento naturalista do Brasil. Tendo como cenário uma habitação coletiva, o romance difunde, justamente, as teses naturalistas, que descrevem o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.

Nesse sentido, a realidade política e social brasileira vigente no século XIX no Rio de Janeiro fica exposta através dos personagens da obra, que narra a saga de João Romão, morador do local, rumo ao enriquecimento. Por outro lado, existe o sobrado de Miranda, comerciante burguês. Incomodado com o crescimento do cortiço, ele entra em rivalidade com João Romão iniciando, assim, entre eles, a disputa por poder e posição social na região.

Repleto de descrições, o romance explora as características físicas e o comportamento de seus outros personagens, marcados pela degradação (moral, espiritual e física) e a ambição. A desigualdade social é outro tema muito explorado, reforçado por meio das diferenças sociais e históricas dos indivíduos envolvidos.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

COMPRAR na Amazon

Primeira publicação: 1890

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788525416124

CDD: 869.93

Principal editora: LPM

Preço médio: R$ 30,00

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de O  cortiço - Aluísio Azevedo

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!

Nenhuma resenha disponível.

Livros em oferta na Amazon

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.


Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/livrista.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 98