O cérebro de alta performance

Como orientar seu cérebro para resultados e aproveitar todo o seu potencial de realização

Luiz Fernando Garcia

É possível estimular o córtex pré-frontal, que é o juiz das decisões que tomamos, e o último degrau evolutivo do cérebro, para mudarmos comportamentos e padrões arraigados e, assim, tomarmos decisões que realmente sejam mais efetivas em nossas vidas. Por meio do controle tanto da nossa percepção como daquelas que os outros têm de nós – e que é julgada pelo córtex em apenas alguns segundos – o cérebro começa a desenvolver novas sinapses e, com exercícios constantes, o aprendizado prático se dará com um comportamento que realmente vai ao encontro dos nossos anseios e vontades legítimas, não corroborando mais os caminhos antigos que a mente humana utilizava para chegar a decisões que eram condicionadas pelas experiências e funções biológicas.   

A proposta de O Cérebro de Alta Performance, lançado pela Editora Gente, é “compreender que temos em nossa cabeça um equipamento poderosíssimo, que orquestra nossas escolhas e nossas reações e faz com que exista um modo de agir a partir de sistemas que se interligam como uma rede e que determinam padrões de comportamento de natureza inconsciente. E entender que há um sistema que estabelece, através das estruturas que criamos, redes neurais que determinam nosso futuro e nossas decisões”, explica o autor.

Sem entrar na neurofisiologia de forma acadêmica, o livro traz informações sobre o funcionamento do cérebro e a sua evolução até o córtex pré-frontal para, em seguida, introduzir o leitor na conduta empreendedora e sua relação com o córtex, onde são reveladas as características que compõem uma pessoa orientada para resultados, as diferenças entre conduta e personalidade empreendedora, e a análise da mesma.

Uma vez estabelecidos os conceitos, O Cérebro de Alta Performance parte para tópicos e exercícios de visualização e de observação dos desafios diários para o estabelecimento de focos e estruturação de mapas de percurso, seguidos pelo estabelecimento de drive – estar no comando da situação e da própria motivação – e de expectância – capacidade que um indivíduo tem de se comprometer com as próprias expectativas e com as expectativas que gera para terceiros.

A partir desses conceitos o autor traz exercícios que visam gerar novas sinapses, aprimorando o treinamento cerebral.

Ao final, o autor descreve a importância da tolerância à incerteza ao trabalharmos em condições arriscadas e admitirmos que algo tanto pode dar certo como pode dar errado e recomenda: “quando o erro acontecer, confronte-o. Em vez de tentar esconder, traga-o para a luz, chame as pessoas envolvidas e fale de cada problema. Uma análise mais racional de perdas e ganhos no momento da escolha passa a levar a sua mente a acreditar nela”.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

COMPRAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788573129083

Principal editora: Gente

Preço médio: R$ 26,90

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de O cérebro de alta performance - Luiz Fernando Garcia

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.