O ateneu

Raul Pompéia

103º

Narrado por um homem já adulto que relembra os dois anos que passou como interno de um tradicional colégio carioca, este romance acompanha a chegada do jovem Sérgio ao Ateneu, ambiente pomposo e disciplinado dirigido por um diretor tão rígido quanto vaidoso.

Ao longo da convivência com colegas de temperamentos distintos, entre lealdades, rivalidades e primeiros afetos, o narrador vai descobrindo a hipocrisia por trás da educação moral que o colégio promete oferecer. A obra expõe, com ironia mordaz e prosa detalhista, as relações de poder que regem o microcosmo escolar, refletindo os vícios da sociedade fora dos muros do internato.

De forte caráter autobiográfico, é considerada uma das obras-primas do Realismo brasileiro e um retrato contundente da formação psicológica na adolescência.

COMPRAR na Amazon

Primeira publicação: 1888

Idioma: Português

ISBN mais comum: 8534923744

CDD: B869.93

Principal editora: PAULUS


Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!

Nenhuma resenha disponível.

Livros em oferta na Amazon

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.