Na tristeza e na alegria, o que mata é o dia a dia

Do matrimônio ao pandemônio

José Francisco de Lara

A impressão que temos a cada ano que passa é que quanto mais os casais se divorciam, mais cresce o número de pessoas interessadas em se casar. Eis aí uma equação difícil de entender.

Vejamos: se as probabilidades de êxito tornam-se cada vez mais restritas, qual a lógica de aumentarmos o número de participantes nesse jogo de azar?

É aí que entra a sabedoria de Pascal: “O coração tem razões que a própria razão desconhece.”. Se contraria a razão, o filósofo que me desculpe, mas o coração é um órgão burro!

A questão é que, quando falamos de casamento, não estamos tratando apenas de duas pessoas dormindo sob um mesmo lençol; estamos tratando de família, filhos, companheirismo, cumplicidade, futuro, velhice, etc.

Parafraseando Edwin Lahey, o homem que casa e se reproduz, vive muitas vezes como um cão, mas envelhece como um rei; já aquele que não o faz, vive como um rei, mas envelhece como um cão.

É mais ou menos por aí.

A solidão definitiva é um estado depressivo e sombrio para a grande maioria das pessoas que nela se encontra. O ser humano vive melhor quando amparado pelos seus. O homem solitário é um desaventurado. Pode até dizer que se sente bem assim, mas lá na sua intimidade mais íntima ele chora por não ter ninguém.

Enfim achamos um argumento racional que, somado a uma grande dose de esperança e otimismo, encontra forças para lutar contra uma estatística desanimadora dos casamentos que não vingam a cada ano.

Racional ou não, é sobre essa loteria matrimonial que falaremos adiante...

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

COMPRAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788563499035

Principal editora: Cócegas

Preço médio: R$ 23,40

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de Na tristeza e na alegria, o que mata é o dia a dia - José Francisco de Lara

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.