Marília de Dirceu

Tomás Antônio Gonzaga

98º

Em Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga escreve textos belíssimos e ao mesmo tempo dotados de uma técnica impressionante. Essa harmonia traz à tona a grande espontaneidade de Gonzaga. Um homem apaixonado por uma mulher bem mais jovem, tendo o tempo como aspecto ameaçador, torna essa a obra-prima do autor. O cenário escolhido por Gonzaga é a Inconfidência Mineira, o que imprime ainda mais valor à obra. Aqui, temos o universo lírico e sentimental do Arcadismo em uma de suas melhores expressões.

Poeta arcadista, Gonzaga foi participante do Movimento da Inconfidência Mineira, cumpriu pena na ilha das Cobras e depois foi deportado para Moçambique. Nesse período, o poeta enamorou-se por uma jovem, Maria Dorotéia, a quem chamou de Marília e para quem fez estes famosos versos. O erotismo e o sentimento elegíaco que percorrem alguns dos versos dedicados à amada levaram os pósteros a identificar em Gonzaga um pré-romântico.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

COMPRAR na Amazon

Primeira publicação: 1792

Idioma: Português

ISBN mais comum: 8575204076

CDD: 869.91

Principal editora: Ciranda Cultural

Preço médio: R$ 12,58

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!

Nenhuma resenha disponível.

Livros em oferta na Amazon

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.


Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/livrista.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 98