A vida secreta das árvores

Peter Wohlleben

E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?

Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Tudo começou há mais de 20 anos, quando Peter Wohlleben, na época um engenheiro florestal em começo de carreira, passou a organizar treinamentos de sobrevivência e atividades turísticas pela floresta do município de Hümmel, no oeste da Alemanha.

Conforme conduzia os grupos por entre faias e carvalhos centenários, os olhares curiosos das pessoas se voltavam não para os espécimes mais majestosos e esteticamente perfeitos, mas para os que apresentavam alguma singularidade – uma raiz retorcida, um tronco com padrões fora do comum, algum traço marcante que os tornava únicos e especiais.

Também nessa época, cientistas começaram a realizar pesquisas na mesma floresta.

Em pouco tempo, as descobertas se aliaram ao olhar dos turistas e mudaram definitivamente a rotina profissional e o ponto de vista de Wohlleben. Ele passou a enxergar as árvores não como fonte de lucro, mas como seres singulares e inestimáveis.

Desde então, Wohlleben tem cuidado das florestas de maneira inovadora: passou a impedir o corte indiscriminado de árvores e determinou métodos de manejo sustentável na área sob sua responsabilidade. O resultado é uma mata bela e saudável e um ecossistema cada vez mais equilibrado.

Essa iniciativa tem ganhado adeptos ao redor do mundo e causado o reaparecimento de matas originais, com pouca ou nenhuma intervenção humana, trazendo de volta a riqueza e todos os benefícios das florestas ancestrais.

ler mais

COMPRAR na Amazon

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788543104652

Principal editora: Sextante

Preço médio: R$ 29,90

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de A vida secreta das árvores - Peter Wohlleben

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.