Coronavírus (COVID-19): Veja as informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre o COVID-19.

A cabeça do eleitor

Estratégia de campanha, pesquisa e vitória eleitoral

Alberto Carlos Almeida

15308º
R$ 10,00

Eleições são um território sujeito à mistificação. Um pouco por natureza, muito por esforço deliberado. Por ele perambulam gurus, bruxos e marqueteiros. Em comum, além da pose de donos da verdade, a atitude de esconder o jogo, ou de fazer crer que a disputa eleitoral pertence ao universo das coisas intangíveis, ao qual só têm acesso gênios dotados de intuição e criatividade incomuns. Tudo se passa como se uma eleição pudesse ser resolvida por uma tirada brilhante, pelo maquiavelismo matreiro, ou por uma consulta ao oráculo.

Este livro demonstra o contrário. Por trás da aparente desordem da vontade do eleitor, um padrão. Sob o inusitado resultado de muitas eleições, a lógica. O eleitor tem as suas razões, e é possível conhecê-las. Antecipadamente, até. Mas só isso não é suficiente para vencer uma disputa, pois saber o que o eleitor deseja não significa poder suprir esse desejo. Eis outro ponto relevante desta obra: é possível desenhar uma candidatura para determinada eleição, mas as chances de sucesso são sempre proporcionais à sua consistência. O eleitor raciocina e avalia tanto os personagens quanto as histórias de cada um. E, frequentemente, celebridades projetadas pela mídia, capazes de sustentar ótimos índices de intenção de voto no período pré-eleitoral, mas desprovidas de qualquer substância política, murcham como bola de ar quando expostas ao cenário eleitoral, à comparação intensiva entra narrativas e argumentos distintos.

Uma das ferramentas mais importantes propostas por A cabeça do eleitor é a avaliação. Saber se uma eleição é de continuidade ou de mudança. Que estratégia seguir uma vez obtida essa informação depende, é claro, do candidato em questão. Alberto demonstra como é possível vencer uma eleição de continuidade com um candidato de oposição. E revela o que há de simples e evidente na decisão de voto.

ler mais

Capa de A cabeça do eleitor - Alberto Carlos Almeida

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas: