A cabeça do eleitor

Estratégia de campanha, pesquisa e vitória eleitoral

Alberto Carlos Almeida

Eleições são um território sujeito à mistificação. Um pouco por natureza, muito por esforço deliberado. Por ele perambulam gurus, bruxos e marqueteiros. Em comum, além da pose de donos da verdade, a atitude de esconder o jogo, ou de fazer crer que a disputa eleitoral pertence ao universo das coisas intangíveis, ao qual só têm acesso gênios dotados de intuição e criatividade incomuns. Tudo se passa como se uma eleição pudesse ser resolvida por uma tirada brilhante, pelo maquiavelismo matreiro, ou por uma consulta ao oráculo.

Este livro demonstra o contrário. Por trás da aparente desordem da vontade do eleitor, um padrão. Sob o inusitado resultado de muitas eleições, a lógica. O eleitor tem as suas razões, e é possível conhecê-las. Antecipadamente, até. Mas só isso não é suficiente para vencer uma disputa, pois saber o que o eleitor deseja não significa poder suprir esse desejo. Eis outro ponto relevante desta obra: é possível desenhar uma candidatura para determinada eleição, mas as chances de sucesso são sempre proporcionais à sua consistência. O eleitor raciocina e avalia tanto os personagens quanto as histórias de cada um. E, frequentemente, celebridades projetadas pela mídia, capazes de sustentar ótimos índices de intenção de voto no período pré-eleitoral, mas desprovidas de qualquer substância política, murcham como bola de ar quando expostas ao cenário eleitoral, à comparação intensiva entra narrativas e argumentos distintos.

Uma das ferramentas mais importantes propostas por A cabeça do eleitor é a avaliação. Saber se uma eleição é de continuidade ou de mudança. Que estratégia seguir uma vez obtida essa informação depende, é claro, do candidato em questão. Alberto demonstra como é possível vencer uma eleição de continuidade com um candidato de oposição. E revela o que há de simples e evidente na decisão de voto.

ler mais

Fonte: Divulgação/editora

COMPRAR na Amazon

Primeira publicação: 2008

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788501081988

Principal editora: Record

Preço médio: R$ 10,00

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de A cabeça do eleitor - Alberto Carlos Almeida

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.