Coronavírus (COVID-19): Veja as informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre o COVID-19.

A arte da guerra

Sun Tzu

21º
R$ 22,47

Escrito no século IV, com título original de "Estratégia Militar de Sun Tzu", A Arte da Guerra é um tratado militar em 13 lições. A história deste texto no ociente começa quando ele é traduzido para o francês pelo padre jesuíta Joseph-Marie Amiot, que vivia na China. O livro foi publicado na França em 1772 com o título de Les treize articles (os treze artigos). Em 1905 foi traduzido para o inglês e publicado com o título de The book of war (o livro da guerra).

O livro se tornou mundialmente popular a partir de 1981, quando uma tradução feita pelo romancista James Clavell aproximava as lições de Sun Tzu ao ambiente empresarial.


Qual é a originalidade deste que é o mais antigo tratado de guerra? É que é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada. O inimigo não deve ser aniquilado, mas, de preferência, deve ser vencido quando seus domínios ainda estiverem intactos. Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores.

A arte da guerra do chinês Sun Tzu, um texto que remonta à turbulenta época dos Estados Combatentes na China há quase 2.500 anos, chegou até nos trazendo as idéias de um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas.

A garantia de nos tornarmos invencíveis está em nossas próprias mãos. Tornar o inimigo vulnerável só depende dele próprio.

Por mais crítica que seja a situação e as circunstâncias em que te encontrares, não te desesperes. Nas ocasiões em que tudo inspira temor, nada deves temer. Quando estiveres cercado de todos os perigos, não deves temer nenhum. Quando estiveres sem nenhum recurso, deves contar com todos. Quando fores surpreendido, surpreende o inimigo.

Não adies o momento do combate, nem esperes que tuas armas se enferrujem e o fio de tuas espadas se embote. A vitória é o principal objetivo da guerra.

A rapidez é a seiva da guerra.

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca mostra que ela é abundante.

ler mais

Primeira publicação: 1772

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788542806014

CDD: 355

Principal editora: L&PM Pocket

COMPRAR na Amazon

Obs.: O preço exibido acima é a média do valor pago pelos Livristas que já possuem o livro e não tem relação com seu preço atual de venda.

Capa de A arte da guerra - Sun Tzu

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!

As diversas publicações de A Arte da Guerra, de Sun Tzu, talvez devessem vir com a seguinte advertência: Esta obra é destinada apenas a esclarecer pontos sobre batalhas travadas há anos todas e quaisquer aplicações dos ensinamentos aqui contidos deverão ser feitas por conta e risco do leitor, tão grande é o uso hoje dos ensinamentos do estrategista chinês. Por analogia, podemos relacionar a eles praticamente tudo, entretanto raras vezes essas analogias são capazes de se sustentar diante de um olhar mais apurado.

Os ensinamentos de Sun Tzu em A Arte da Guerra não se diferenciam em nada do que se costuma dizer, em diversas ocasiões, sobre um empreendimento como a guerra ou sobre os negócios: seja prudente, analise o campo de ação, avalie suas possibilidades, trabalhe com afinco. Essas ideias não pertencem de maneira nenhuma a Sun Tzu elas surgem sempre que há uma possibilidade de sucesso ou de derrota. Mesmo assim o texto traz uma amostra inestimável da perspicácia e do pensamento desse que foi um dos maiores estrategistas militares.

Livros em oferta na Amazon

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/livrista.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 81