Coronavírus (COVID-19): Veja as informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre o COVID-19.

A África

Meu pequeno Chaka...

Marie Sellier; Marion Lesage

330º

 

Vovô Dembo é um africano muito alto e muito sábio. Para o pequeno Chaka, ele tem o tamanho do baobá - árvore que alcança vinte metros de altura – e a sabedoria dos marabus – sacerdotes venerados pela religião muçulmana. É vovô Dembo quem conta ao neto Chaka a história da África, da sua África: a infância pobre numa família de catorze irmãos, o pastoreio das cabras, as pescarias no rio barrento, as festas, as comidas, as plantações de amendoim e batata-doce. Com pinceladas sensíveis, um verbo saboroso e poético, vovô Dembo fala dos espíritos que se escondem na selva entre os macacos e os elefantes, narra a chegada da chuva, quando os pingos enormes batem na terra esturricada e a tempestade é um bálsamo que revigora a vida.

Chaka logo percebe que vovô Dembo, com sua imaginação entre o plausível e o mágico, faz um retrato em que se sobrepõem duas histórias, a dele mesmo e a do continente mais antigo e mais pobre do planeta. A África, meu pequeno Chaka.... reata com a tradição africana do contador de histórias, figura central de um mundo sem livros e sem escolas, e a quem cabe transmitir a saga da família, da aldeia, de seu povo, fundindo a memória pessoal com a coletiva. As delicadas ilustrações de Marion Lesage alternam-se com a reprodução de objetos tradicionais da África, instrumentos de música e estatuetas, e o texto de Marie Sellier transmite um olhar inteligente e mágico sobre o continente africano.

ler mais

Idioma: Português

ISBN mais comum: 9788574063249

CDD: 028.5

Principal editora: Companhia das Letrinhas

COMPRAR na Amazon

Capa de A África - Marie Sellier; Marion Lesage

Veja os exemplares deste livro encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Nenhuma resenha disponível.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/livrista.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 81