Monteiro Lobato


Contista, ensaísta e tradutor, José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, na então província de São Paulo, em 1882.

Em homenagem ao seu nascimento, comemora-se em 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil.

Formou-se em direito e atuou como promotor público. Em certa altura de sua vida recebeu a herança de seu avô, abandonou a carreira jurídica e se tornou fazendeiro.

O autor publicou dezenas de livros para o público infantil, e as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo fazem parte do imaginário de toda criança brasileira há muitas décadas.

Seu primeiro livro para este público foi A menina do narizinho arrebitado, lançado em 1920.

A literatura infantil corresponde a praticamente metade da sua obra. O restante é composto de contos, artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas e alguns livros. Entre eles um único romance, O presidente negro, bem menos popular que suas obras para crianças.

De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.

Nasceu em 18 de abril de 1882, há 139 anos
Morreu em 04 de julho de 1948 aos 66 anos de idade

COMPRAR LIVROS DO AUTOR

Foto de Monteiro Lobato

Veja livros de Monteiro Lobato encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!
Livros em oferta na Amazon

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.