José de Alencar


José Martiniano de Alencar nasceu nos distrito de Messejana, Fortaleza-CE, em1829 e morreu no Rio de Janeiro em 1877. Foi um escritor e político brasileiro.

Na literatura é considerado fundador do romance com temática nacional do Brasil. É o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.

Na política, foi Ministro da Justiça no segundo reinado. Foi um importante defensor da escravidão no Brasil, critidando D. Pedro II por pretender iniciar, mesmo que lenta e gradualmente, a abolição. Ele considerava que a escravidão era parte importante dos costumes do povo brasileiro. Escreveu em uma carta a D. Pedro II:

A escravidão caduca, mas ainda não morreu; ainda se prendem a ela graves interesses de um povo. É quanto basta para merecer o respeito.

Nasceu em 01 de maio de 1829, há 194 anos.
Morreu em 12 de dezembro de 1877, aos 48 anos de idade

COMPRAR LIVROS DO AUTOR

Foto de José de Alencar

Livros de José de Alencar encontrados nas bibliotecas dos Livristas:

Isso é tudo!
Livros em oferta na Amazon

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.