Crawler Detect

Os contos de Beedle, o Bardo | Livrista

Crie sua biblioteca
Login
Busca

Os contos de Beedle, o Bardo

Os contos de Beedle, o Bardo

Autor(es): J. K. Rowling

Ranking do Livrista: 4552º

Preço médio: R$ 16,60

Citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente deixado pelo mestre Alvo Dumbledore para Hermione Granger, Os contos de Beedle, o Bardo reúnem cinco histórias, quatro delas inéditas. Uma delas – “O conto dos três irmãos” – aparece na íntegra no sétimo livro da série e é fundamental para o entendimento da trama. Rowling brinca com os leitores ao informar que os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. Da mesma forma, a escritora criou comentários e notas para cada conto e os atribui ao professor Alvo Dumbledore. São reminiscências do mestre que revelam muitas curiosidades sobre sua fascinante personalidade e o passado de Hogwarts.

Nas primeiras páginas do livro, a escritora J. K. Rowling faz uma pequena apresentação dos contos, os quais ela chama de histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas (crianças não bruxas), nas histórias de Beedle a virtude também é premiada e o vício, castigado.

A diferença, como ela explica, está na forma como a magia é retratada. Enquanto nos livros dos trouxas ela está ligada ao comportamento errado, aqui ela está associada aos heróis e às heroínas que são capazes de realizar mágicas para ajudar os outros. Só que ao mesmo tempo bruxos e bruxas descobrem que esta mesma magia pode lhes causar dificuldades e nem sempre é a solução para todos os problemas. Assim como em alguns contos de fadas, as histórias de Beedle podem assustar criancinhas, mas, por outro lado, as inspiram a serem honestas e a usarem seus poderes para o bem, algo que Dumbledore ressalta a todo momento em suas anotações.

A primeira das histórias, “O bruxo e o caldeirão saltitante”, tem como protagonista o filho de um bruxo muito bom que, após a morte do pai, decide não ajudar os outros como o pai o fazia; “A fonte da sorte” mostra a busca de três bruxas e um cavaleiro por uma fonte, cuja água concede boa sorte a todos aqueles que nela se banharem; em seguida, a mais assustadora das narrativas, “O coração peludo do mago”, sobre um velho bruxo incapaz de amar e uma donzela que em muito lembra as donzelas dos contos de fadas trouxas; antes da já conhecida “O conto dos três irmãos”, Rowling apresenta as aventuras da esperta “Babbity, a coelha, e seu toco gargalhante” .

Quando J. K. Rowling anunciou que escreveria Os contos de Beedle, o Bardo, todos os fãs ficaram exultantes. Logo em seguida, porém, a autora avisou que seriam feitos apenas sete exemplares, escritos e ilustrados à mão por ela mesma, para presentear amigos. Um deles, no entanto, foi leiloado. O comprador chegou a desembolsar US$ 4 milhões pela obra, dinheiro repassado para a instituição Children’s High Level Group, da qual a autora de Harry Potter é co-fundadora. Para alívio dos fãs, J. K. Rowling mudou de ideia e resolveu oferecer aos leitores de todo o mundo, órfãos com o fim da saga do bruxinho em 2007, esta coletânea de contos fantásticos. 

“Houve um desapontamento compreensível entre os fãs de Harry Potter quando apenas uma cópia de Os contos de Beedle, o Bardo foi disponibilizada para o público, em dezembro de 2007. Portanto, estou exultante em dizer que o livro estará disponível agora para todos os fãs da série Harry Potter. Os royalties da autora serão doados para a Children’s High Level Group, em benefício de crianças que vivem em instituições e precisam desesperadamente ser ouvidas”, afirmou J. K. Rowling quando foi divulgada a notícia do lançamento do livro.

Ver mais


COMPRAR

6 colecionador(es) possui(em) 6 exemplar(es) desse livro no Livrista.

Os contos de Beedle, o Bardo
Os contos de Beedle, o Bardo
J. K. Rowling
W lido Rio de Janeiro: Rocco. 2008
Os contos de Beedle, o Bardo
Os contos de Beedle, o Bardo
J. K. Rowling
W lido
Os contos de Beedle, o Bardo
Os contos de Beedle, o Bardo
J. K. Rowling
1.ed. Rio de Janeiro: Rocco. 2008
Os contos de Beedle, o Bardo
Os contos de Beedle, o Bardo
J. K. Rowling
W lido Rocco.
Os contos de Beedle, o Bardo
Os contos de Beedle, o Bardo
J. K. Rowling
1.ed. Rocco. 2008
Biblioteca Virtual de Mariana Mello

Mariana Mello

11 itens


Os contos de Beedle, o Bardo
Os contos de Beedle, o Bardo
J. K. Rowling
W lido Rio de Janeiro: Rocco. 2008

: escrever uma resenha

Resenhas e comentários públicos

Não existem resenhas públicas para esse livro

Exemplares a venda


Sobre o Livrista | Livros | Editoras | Termos de uso | Política de privacidade | Financie o Livrista | Anuncie aqui | Fale conosco
2010-2019 © Todos os Direitos Reservados - Cedilha Comunicação Digital S/S Ltda.